06 abril 2006

Edward L. Bernays en portugués

Creo que no existe en versión castellana (ag esp ISBN). Rogério Santos informa de la edición portuguesa de Propaganda de Edward L. Bernays.

Bernays foi o primeiro a formular ideias como modelo de projectos de relações públicas, segmentação de públicos, product placement, lóbingue político, comunicação orientada e sedução dos prescritores. Escreveu, além do livro agora apresentado, Crystallizing public opinion e The later years: public relations insight.

Para Edward Bernays, propaganda tem um significado específico, sendo "um esforço consistente, e persistente, para criar ou moldar acontecimentos para influenciar as relações do público com uma empresa, ideia ou grupo" (p. 37).

O consultor de relações públicas precisa de criar eventos do dia (p. 175), os quais concorrem com outros eventos na mesa do editor de jornal ou revista. Para a informação não ir para o caixote do lixo, ele precisa de criar uma aceitação especial quanto ao seu evento.

O pai das relações públicas procurou dar a conhecer os moldadores (ou influenciadores) da opinião pública, pessoas perspicazes que actuam por detrás da cena - e que dão opiniões, observam os públicos, e escrevem e aconselham os líderes (políticos, gestores, filantropos).


- bio en Museum of Public Relations.
- frecuentes referencias en los foros en línea, chats y apuntes de portales como RRPPnet.com.ar dirigido por Natalia Martini.
- reseña de López Escobar en Comunicación y Sociedad de una de las últimas biografías sobre las aportaciones de este gurú de las relaciones públicas.
Publicar un comentario en la entrada