Bernays foi o primeiro a formular ideias como modelo de projectos de relações públicas, segmentação de públicos, product placement, lóbingue político, comunicação orientada e sedução dos prescritores. Escreveu, além do livro agora apresentado, Crystallizing public opinion e The later years: public relations insight.
Para Edward Bernays, propaganda tem um significado específico, sendo "um esforço consistente, e persistente, para criar ou moldar acontecimentos para influenciar as relações do público com uma empresa, ideia ou grupo" (p. 37).
O consultor de relações públicas precisa de criar eventos do dia (p. 175), os quais concorrem com outros eventos na mesa do editor de jornal ou revista. Para a informação não ir para o caixote do lixo, ele precisa de criar uma aceitação especial quanto ao seu evento.
O pai das relações públicas procurou dar a conhecer os moldadores (ou influenciadores) da opinião pública, pessoas perspicazes que actuam por detrás da cena - e que dão opiniões, observam os públicos, e escrevem e aconselham os líderes (políticos, gestores, filantropos).
- bio en Museum of Public Relations.
- frecuentes referencias en los foros en línea, chats y apuntes de portales como RRPPnet.com.ar dirigido por Natalia Martini.
- reseña de López Escobar en Comunicación y Sociedad de una de las últimas biografías sobre las aportaciones de este gurú de las relaciones públicas.
No hay comentarios:
Publicar un comentario